sábado, 3 de outubro de 2009

Guarda o que tens para que ninguém tome a tua Coroa Ap 3:8-11.


Filadélfia era uma Igreja fiel, que guardava a palavra de Cristo e não o negava(Ap 3:8). Os membros tinham suportado a oposição do mundo, resistido á conformação ás tendências malignas das demais igrejas e perseverado na lealdade a Cristo, e na verdade do evangelho. Por causa da perseverança deles na fidelidade, Deus promete livrá-los da hora da provação. No entanto, o que mais me chama á atenção nesta carta é o versículo á seguir:


- "Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa". Ap 3:11.

Esta palavra é um alerta de Cristo á sua Igreja com relação a vigilância em observar a sua volta eminente e repentina, no entanto, precisamos como Igreja GUARDAR o que temos para não perdermos á promessa. Gostaria de Relacionar algumas coisas que devemos GUARDAR segundo a palavra de Deus para que ninguém perca a sua Coroa:


1- Devemos Guardar o CORAÇÃO. - "Sobretudo o que deves guardar, guarda o teu CORAÇÃO, porque dele procede as saídas da vida".(Pv 4:23). Segundo o sábio Salomão, o coração deve ser guardado com afinco pois ele é responsável por nossas emoções, desejos e sentimentos que são os maiores alvos do inimigo na vida de uma pessoa, quando o adversário consegue minar o coração de alguém, ele se apodera de todo o seu ser, porém, aquele que entrega o seu coração nas mãos do Eterno sempre terá auxílio e sustentação na hora da tentação. Lembre-se que Davi mesmo sendo rei de Israel e segundo o coração de Deus, não foi poupado do preço a ser pago por ele quando deixou de guardar o seu coração, deitando-se com Bate-Seba mulher de seu soldado e logo depois cometendo um homicídio mandando matar Urias. O preço foi caro, mas foi nesse momento que Davi se arrepende do seu descuido, e descobre o seu coração diante de Deus em uma oração linda no Salmo (51:10-11) "Cria em mim ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo".


2- Devamos Guardar os PÉS. - "Guarda o teu Pé quando entrares na casa do teu Deus..."(Ec 5:1). Mais uma vez Salomão nos adverte á vigiarmos em tempo oportuno, além do coração como foi citado acima, agora ele faz mensão aos pés. Os Pés são os responsáveis pelo equilíbrio do nosso corpo, é o meio de sustentação que nos mantém erguidos ou em Pé, você ja viu alguém que não possui os pés conseguir se equilibrar ou ter firmeza? não, pois bem, vendo pelo panorama espiritual Salomão estava alertando com relação á reverência e o respeito na Casa de Deus, porque o diabo desde o princípio tenta ferir o Calcanhar da igreja (Gn 3:15), ou seja, o alicerce espiritual que te mantém de pé, ele tenta ferir teus pés 24 horas por dia tentando te colocar no chão, porém, devemos estar com nossos pés calçados com a preparação do Evangelho da paz (Ef 6:115) e revestidos de toda armadura de Deus para que possamos resistir nos dias maus, tendo a certeza que o Senhor estará conosco não deixando os nossos Pés vacilarem (Sl 121:3).


3- Devemos GUARDAR a Fé. - "Combati um bom combate, acabei a carreira e guardei a fé". (II Tm 4;7). O que Paulo estava ensinando ao seu filho na fé Timóteo era que apesar de tanta labuta, tantas provações que enfrentou durante o seu ministério, ele corajosamente estava no fim de sua carreira, porém não havia deixado para trás aquilo que trilhou lado a lado durante todo o tempo ... a FÉ. Uma palavra tão pequena e de um significado tão grande que rege nossas vidas. Jesus em seu ministério terreno procurava nos corações mas o que mais encontrou foi incredulidade. Hoje infelizmente não está diferente dos tempos antigos as pessoas estão cada vez mais materialistas e carnais, só acreditam naquilo que podem ver ou tocar, o sobrenatural não faz nenhum sentido para eles, não foi o que o escritor á carta aos Hebreus disse: " Ora a Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem (Hb 11:1). Que o Senhor possa estar acrescentando fé em cada coração, pois ela nos dará bençãos no tempo presente e salvação no tempo futuro.


4- Devemos GUARDAR a Palavra. "Guardei a tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti" (Sl 119:11). O Salmista foi incisivo quando declamou esta poesia ensinando-nos uma lição de obediência e temor á Deus. Nós buscamos guardar tantas coisas no nosso dia a dia, e nos esquecemos que uma das coisas mais importante é guardar a Palavra de Deus. É triste dizer mais até mesmo em nossas Igrejas estão dando muito mais ênfase a tantas outras liturgias e estão dando tão pouco crédito para a palavra do Senhor, canta-se muito e prega-se pouco, são 2 horas de louvores e 10 minutos para Palavra, que o Senhor tenha misericórdia do seu povo e que possamos dar muito mais Primazia para a palavra, pois é a palavra de Deus que Liberta o cativo, que da saúde e vida (Pv 4:22), serve de Lâmpada para os pés e luz para o caminho ( Sl 119:105); Purifica o caminho do Jovem (Sl 119:9); Abre portas onde niguém poderá fechar (Ap 3:8).


Nele que Regressará em Breve;

Por Ev. Anderson Araújo.

63 comentários:

  1. maravilha de Deus este ensinamento!Falou mt ao meu coração.
    Que esta palavra possa adentrar cada coração e nos fazer refletir.Pois o inimigo não tem medido esforços pra tentar roubar nossa coroa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ev.Anderson que estudo maravilhoso,que Deus continue abençoando a sua vida.

      Excluir
    2. Deus é maravilhoso sua palavra tem todo poder obrigado por expressão da verdade Deus continue abençoando-o

      Excluir
    3. muito bom Deus continui te abençoando

      Excluir
  2. A Paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo !

    Este estudo veio de encontro ao meu coração, pois hoje estaremos levando à Palavra de Deus em uma Campanha (Apocalipse 3:11) e aqui encontramos alguns itens que devemos guardar até à vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus. Que possamos vigiar para não sairmos de Filadélfia e irmos para a Igreja de Laodicéia, pois se formos mornos, seremos vomitados pelo Senhor. Que sejamos sempre fervorosos no Espírito Santo e possamos alcançar a nossa COROA. Abços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom pastor esse estudo, me abriu muito a visão na palavra de Deus,Deus abençoe a sua hoje e sempre

      Excluir
  3. irmã claudia disse:
    A PAZ DO SENHOR!
    Fizemos uma campanha em nossa igreja baseada em ap.3:11 e foi uma benção e aproveitamos este estudo para darmos continuidade a mensagem transmitida por Deus na escola bíblica.Que continuemos firmes para não perdermos a coroa da salvação.Um abraço.
    Natal,12 de dezembro de 2011.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A paz, sou uma jovem de 15 anos e ao proucurar o versiculo que deu origem a esse ensinamento, acabei achando-o, e ele falou muito ao meu coração, foi uma palavra sábia, direta e impactante! Que possamos estar em oração e vigilancia até a volta do nosso senhor jesus cristo.

    ResponderExcluir
  6. Maravilha esta explicação. Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, pastor Anderson Araújo por esta mensagem. Trouxe-nos um grande esclarecimento sobre este versículo. Vou postar como Anônimo mas o meu nome é Maria Magdalena. Que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o comentário. Observamos que é comum o entendimento de que as cartas foram destinadas às igrejas. Contudo, percebe-se claramente nos textos que o remetente é o apótolo João e os destinatários são os anjos das igrejas, cujo entendimento atual remete à pessoa do pastor.
    Com relação à coroa: coroa é prêmio (galardão) recebidos segundo as obras de cada um, consequentemente não diz respeito à salvação, pois, se assim o fosse contrariaria Efésios 2:8-9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro "guarda o que tens," depois: "para que ninguém tome a tua coroa", quem não guarda a salvação não receberá o galardão.

      Excluir
  9. Toda honra,toda gloria,toda adoração seja dada ao senhor nosso Deus pela capacidade dada ao senhor ¨Pr Anderson araujo¨ Do seu irmão em cristo Pb Paulo campos...

    ResponderExcluir
  10. Aprendi muitos nessa palavra , que Deus poça de abençoa pr* Anderson Araújo ..

    ResponderExcluir
  11. Que sejas grandemente abençoado...Me ajudou muito...

    ResponderExcluir
  12. pres. Marcos eu acrescento em relaçao a nao perdermos a coroa termos mais amor e sermos mais tolerantes, nos ajudar-nos uns aos outros sem apontar ou julgar.

    ResponderExcluir
  13. obrigado,pelas referençias biblicas

    ResponderExcluir
  14. Estudo Abençoando,Deus te abençoe..

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Muito Recebi de Deus através deste mui produtivo Estudo, Que Deus ao Pastor Venha abençoar Ricamente!
    Segue lá no instagran @naninhoalves

    ResponderExcluir
  19. Hoje estava precisando desse estudo. Espero que outros irmãos tenham sido abençoados como eu fui. Agradeço a Deus por essas palavras.

    ResponderExcluir
  20. Hoje estava precisando desse estudo. Espero que outros irmãos tenham sido abençoados como eu fui. Agradeço a Deus por essas palavras.

    ResponderExcluir
  21. Hoje estava precisando desse estudo. Espero que outros irmãos tenham sido abençoados como eu fui. Agradeço a Deus por essas palavras.

    ResponderExcluir
  22. Hoje estava precisando desse estudo. Espero que outros irmãos tenham sido abençoados como eu fui. Agradeço a Deus por essas palavras.

    ResponderExcluir
  23. Muito bom Deus te abençoe e te guarde.

    ResponderExcluir
  24. muito bom.que o nosso Eterno e bom Deus continue os abençoando de maneira espetacular.Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  25. Palavra profunda que salva .que possamos pegar ela para o nosso dia dia.

    ResponderExcluir
  26. Eu sou a Sara e queria que orarem por mim e pela minha família eu tenho um sonho sei que aqui nn e lugar mais eu tenho um sonho e nn tenho condições de realiza esse sonho eu só queria realiza esse sonho orem por mim

    ResponderExcluir
  27. Olá a paz do Senhor queridos amigos é gratificante ver sinceridade nas palavras quando se trata da palavra do senhor fiquei Maravilhado Aleluia obrigado que Deus os abençoe ore por mim

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito pra mim foi um estudo aprendi muito

    ResponderExcluir
  29. muito maravilhosa a palavra do senhor quando revelada ao homem que se deixa ser usado por ele aleluia grandes coisas o senhor tem feito no meio do seu povo ele fez ele faz maravilhas

    ResponderExcluir
  30. Muito edificante!!!����
    Que Deus vos abençoe����

    ResponderExcluir
  31. Amém Deus e fiel muito bom aprender a cada dia ...deus te abencoe e te use a cada dia mais

    ResponderExcluir
  32. A paz do senhor Jesus Cristo deixa eu te pergunta?coroa siguinifica salvação também q falar em Apocalipse 3:11me responde aí

    ResponderExcluir
  33. Fui despertado essa madrugada pelo senhor EIS Q VENHO SEM DEMORA.Fui buscar e me dedeparei com essa abençoAda palavra .OQUE TEMOS GUARDADO P Nao perder nossa COROA?? JESUS ESTA VOLTANDO DEVEMOS ACORDAR enquanto há tempo p nao é de qualquer forma q vamos morar no céu

    ResponderExcluir
  34. Muito bom esse ensinamento e meu coração se encheu de alegria
    Vou levar pra sempre este ensinamento no meu coração

    ResponderExcluir
  35. Que Deus continue abençoando o irmão aprendi mais muito obrigado

    ResponderExcluir
  36. Muito bom este estudo.Amei.Deus me deu esta palavra.Fui buscar para entender melhor e deparei com este estudo maravilhoso. Obrigada.Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  37. Mais que explicação maravilhosa pastor.Deus falou comigo atraves deste versiculo na oração e eu vim proucurar entender melhor...Amei seu ensinamento.Que Deus continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir
  38. Maravilha Jesus! Muito bom esse estudo.Glorias a Deus

    ResponderExcluir
  39. Bom dia. A Paz do Senhor Jesus.
    Só faltou falar, de fato de qual coroa a palavra está falando.

    ResponderExcluir
  40. Aleluia ! A paz amados ... gostei muito do estudo,foi de muito valor para mim ; no apredizado e também espiritual , fui convocada para pregar em um acongresso e o Tema : era exatamente AP. 3:8 ao 11 .entāo só foi bençāo, que o Nome do nosso Deus seja louvado en tudo, e eu louvor a Deus pela vida do Pastor autor desse estudo . amém fica na paz !

    ResponderExcluir
  41. Paz do Senhor! Gostei muito desse ensinamento. Q o nosso DEUS continue abençoando o irmão e q cada vez mais o ESPÍRITO SANTO possa lhe instruir c profundidade e sabedoria e q através desse estudo,possamos guardar o q temos e o q o SENHOR colocou em nossas mãos p ñ perder-mos a nossa coroa.

    ResponderExcluir
  42. Maravilha de DEUS!!! Eu também gostei muito desse ensinamento,falou muito ao meu coração.

    ResponderExcluir
  43. Ótimo! Que entendimento! Forte,foi muito bom esse estudo,que Deus os abençoe muito!

    ResponderExcluir
  44. Tem 19 anos que escreveu essa mensagem maravilha

    ResponderExcluir
  45. Forte muito bom esse estudo que Deus continue te usando como canal de bençãos nas nossas vidas.🙏

    ResponderExcluir
  46. Amei esse estudo, me ajudou bastante na interpretação desse versículo.
    Deus continue lhe usando poderosamente.🙏🏻

    ResponderExcluir
  47. Muito bom esse ensinamento DEUS abençoe

    ResponderExcluir